O que é Medicina do Sono


A Medicina do Sono cuida de diversas doenças relacionadas ao sono. O sono é muito importante para nosso bem estar e está profundamente relacionado à nossa saúde física e mental.
Nosso metabolismo e regulação hormonal dependem do sono. Distúrbios do sono podem aumentar, por exemplo, o risco de diabetes.  O sono também está intimamente relacionado ao controle de nosso peso. Indivíduos privados de sono têm maior tendência de ganhar peso e mais dificuldade de perder peso. A saúde de nosso coração também depende do sono, período de repouso do sistema cardiovascular, quando há reduções da pressão arterial e batimentos cardíacos. São várias as evidências que distúrbios do sono podem aumentar o risco de hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral e arritmias. Da mesma forma, os distúrbios do sono podem agravar a insuficiência cardíaca congestiva.
Nosso sono reflete nossa saúde mental e pode estar associado à ansiedade, stress e depressão. O sono é um período de descanso e restabelecimento de nossa mente e está intimamente relacionado à nossa capacidade de raciocínio, memória e aprendizado. Distúrbios do sono podem prejudicar esses processos e, portanto , nosso desempenho intelectual e profissional.

Os distúrbios do sono mais comuns são a apnéia obstrutiva do sono, a insônia, a privação do sono, as parasonias e a síndrome das pernas inquietas.

A polissonografia é um exame que analisa ondas cerebrais, movimentos e a respiração durante o sono e é utilizada para a investigação de diversos distúrbios do sono.